terça-feira, 6 de setembro de 2016

CAFÉ SOCIETY (Café Society, 2016)


DIVERTIDO, MAS COM IDEIAS DIFUSAS DEMAIS.

país produtor: Estados Unidos da América // direção e roteiro: Woody Allen // elenco: Jesse Eisenberg, Kristen Stewart, Blake Lively, Steve Carell, Corey Stoll

sinopse: Um jovem novaiorquino se muda para a Los Angeles dos anos 30 em busca de uma carreira. Em meio ao glamour de Hollywood, se apaixona pela secretária de seu poderoso tio. Enquanto isso, em Nova York, seu irmão se destaca como um gangster dono de uma casa noturna.

Metascore: 64 (metacritic.com)

-------------------------

Desde o título genérico, passando pelo uso preguiçoso de um narrador (a voz é do próprio Woody Allen), até a resolução dos conflitos que o filme apresenta, temos aqui um trabalho menor do diretor e roteirista, cuja importância de sua vasta filmografia sempre nos induz a esperar algo mais de seus filmes anuais.

O roteiro é o principal problema de Café Society. Há uma profusão de situações mal estabelecidas e uma dispersão entre os enredos apresentados que atrapalha em muito para que haja um foco e, com isso, maior aproximação do público com o casal romântico. Por isso, assistimos passivos aos encontros e desencontros dos personagens de Jesse Eisenberg e Kristen Stewart, ambos apenas corretos em seus papeis. Não há envolvimento, não torcemos. Não é, nem de longe, um casal que combina.

Parece que assistimos dois filmes: um romântico, ambientado em Los Angeles, com direito a críticas à Hollywood em meio a um tom nostálgico aconchegante; e outro, uma comédia ácida de cores mais frias, ambientado em NY, com gangsters e uma impagável família judaica. Pra piorar, a edição do filme não ajuda para que esses dois filmes se encaixem.

Porém nem tudo está perdido em Café Society. Há cenas belíssimas que são um encanto às retinas. Há ainda boas cenas, com diálogos memoráveis, o que torna o filme um passatempo divertido. Mesmo em um filme menor, temos que aplaudir Woody Allen em uma cena aqui, outra ali. Ainda bem.

Visto no Net Gavea, Shopping da Gávea, Rio de Janeiro, em agosto de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário